Arte e Cultura – Quadros abstratos para decoração

Para introduzirmos o assunto de arte e cultura vamos entender primeiro o que é Cultura. Cultura é um assunto fascinante. Cada artista o concebe de uma maneira diferente, sempre com o desafio de se renovar constantemente. Afinal, inspiração não é uma palavra mágica, capaz de tudo. Ela comporta em si mesma termos essenciais, como o ato de inspirar, ou seja, de captar energia vital para dar o início a um processo a ser desenvolvido. Também está ali embutida a palavra ação, essencial, pois traz o conceito de que não basta se abastecer de percepções e sentimentos. A inspiração, portanto, pode ocorrer das mais diversas maneiras.

 

 

 

Inspirações da artista plástica

Sueli Dabus é um exemplo disso. Por um lado, existem os quadros com pinturas abstratas, em que os traços e manchas são colocados na tela com maior liberdade pela artista. É sempre o próprio trabalho que demanda o que necessita no processo de composição. Em outras ocasiões, em séries mais planejadas, com temas anteriormente definidos, tudo começa com uma pesquisa de quadros abstratos para sala e ambientes, seja de locais, de músicos ou de assuntos específicos.

 

Quais os ambientes ideais para compor com quadros abstratos?

Quadros para sala pequenas e grandes

Quadros para sala de visita

Quadros para sala de estar modernos

Quadros decorativos para sala de jantar

Quadros para sala de TV

 

Como se relacionam arte e cultura abstrata no processo de criação?

O desafio está em não deixar que um levantamento de imagens se transforme numa opressão criativa. Criar constitui um processo que demonstra uma maneira de conceber o mundo, uma autêntica forma de se relacionar com pinturas em quadros abstratos modernos e ao que se entende como realidade. A cor, a pincelada e a concepção de cada tela trazem não apenas traços estilísticos, mas uma inteligência própria, desenvolvida pela história de cada um, tornando-se muitas vezes quadros abstratos coloridos.

 

Temos aí um ponto essencial, pois são diversos os fatores de inspiração de quadros abstratos para sala. E cada artista lida com eles dentro de uma poética, ou seja, uma abordagem pessoal, que pode não ser aparentemente uniforme, mas que se harmoniza em diversos aspectos, como, no caso, da artista Sueli Dabus, pela expressividade e sensibilidade presente no trabalho como um todo.

 

Nesse aspecto, as veredas da criação são múltiplas. Incluem, por um lado, a emoção que não pode ser perdida de se ter uma ideia matriz e motriz a ser desenvolvida. Esse aspecto está associado a um conhecimento técnico acumulado e transformado ao longo de décadas, que inclui entender a arte como um fazer em eterna mutação.

 

Sueli Dabus já expôs suas obras de arte em diversas Galerias de Arte no Brasil e no mundo. Já foi premiada em diversas bienais, como de Florença, Roma, Bunkyo e em Galerias de Arte em São Paulo.

 

A essência da arte e cultura nas pinturas modernas abstratas

Mas há ainda outras dimensões da chamada inspiração. A capacidade do criador de surpreender a si mesmo e ao observador não pode ser nunca deixada de lado, pois é na esfera de novas dimensões do se apresentar ao público, no maravilhoso risco de se lançar a pulos no vazio, que a arte cumpre o seu maior papel desestabilizador.

 

Perante um mundo caótico em sua essência, o artista instaura o próprio cosmos. Essa viagem da aparente desordem para uma pretensa ordem pode se dar por uma jornada mais ou menos estruturada de acordo com o momento do criador. Não há regras fixas a não ser uma que Sueli sempre apresenta: a da busca permanente de pinturas abstratas.

 

O desafio maior se dá em manter sempre a pureza de uma criança em todo esse andar pelo universo da procura de alternativas visuais próprias. Cada obra de arte abstrata não pode ser gerada como a variação de um mesmo tema, mas sim como única, preservando aquela pureza infantil que vê o que alguns podem considerar uma aparente repetição com eterno ineditismo.

 

É necessário, como mostra a artista, dar a cada ideia, criada mais livremente ou dentro de algum projeto estabelecido previamente, uma resolução visual e uma solução plástica satisfatória, seja a partir de sutis memórias de infância, pesquisa aprofundada, música ouvida e/ou dançada ou experiências vividas e/ou imaginadas. Assim a arte se realiza.

 

Quer saber mais sobre as inspirações e obras de arte da artista Sueli Dabus? Siga e acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram. E fique por dentro de todos os assuntos de arte e cultura brasileira em nosso Blog Art.

 

Saiba como comprar quadros para sala de estar, sala de jantar e deixar o seu ambiente mais harmonioso, os quadros estão disponíveis para pronta entrega. Decore sua casa ou apartamento e deixe os ambientes sofisticados e com uma decoração com muito mais conforto e moderna. Para mais informações entre em contato: (14) 3223-0001.

 

Compartilhe nas redes

Posts relacionados