Série Países por Sueli Dabus: Cultura e Inspirações

França, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Brasil… qual destes países mais te inspira?

 

Viajar, conhecer outra cultura, ter inspirações e ideias através de experiências e viagens. Tudo isso é muito bom e acrescenta muito em nossa vida, não é mesmo?!

 

Cada país é um universo peculiar, com manifestações culturais próprias, seus locais históricos e ícones. Uma nação, em sua história, manifesta particularidades em escolhas que constroem uma maneira de ver o mundo e de erguer um futuro baseado nas tradições que seu povo sustenta.

 

Com seu estilo pictórico envolvido nesses aspectos únicos, que traduzem a essência de cada lugar e do povo que o habita, a artista plástica Sueli Dabus explora as raízes culturais de diferentes povos e espaços em uma série de quadros, denominada Países.

 

Por meio de seus traços, elementos identificadores de cada local ganham o primeiro plano, mas não são retratados de maneira óbvia. Surgem, sim, como elementos plásticos a serem transformados e interpretados de diversas maneiras em suas obras de arte.

 

Crítica sobre a Série Países

Segundo o jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrósio, o dinamismo visual é uma das principais características do estilo da artista. “Aquilo que se vê em seus quadros não é uma mera representação da realidade, mas uma concepção visual que aponta para a sua inteligência do mundo, ou seja, aquilo que nos traz como trabalho é a concepção que perpassa a sua mente por meio da técnica apresentada”, explica.

 

Ele ainda acrescenta: “Portanto, as suas ideias, graças ao seu trabalho pictórico, constituem uma representação plena de sentido. A mão leva para o espaço em branco da tela aquilo que se deseja expressar. Trata-se de um processo complexo que, nesta série, parte do conhecimento de países para, filtrando influências, desvendar a forma de cada um deles pensar e existir”.

 

A série “Países por Sueli Dabus” é composta por quadros que retratam belezas e características específicas de vários países. Confira alguns deles:

 

Sobre a Sueli Dabus

Artista plástica formada pela Unesp – Universidade Estadual Paulista (Bauru). Sueli Maria Delai Dabus percebeu sua vocação para as artes ainda na infância, quando começou a desenhar e pintar.

 

A inclinação artística foi se intensificando ao longo do tempo. Sueli foi se aperfeiçoando em cursos com grandes mestres da pintura, dando origem a uma carreira de 40 anos. Atualmente conta com mais de 3 mil obras produzidas.

 

Acompanhe nosso trabalho no Facebook e Instagram. 😉

 

Gostou de saber um pouco mais sobre a Série Países da artista plástica Sueli Dabus? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe nas redes

Posts relacionados

Casa Portoro e a Arte de Sueli Dabus

Conhecida pelo uso delicado e ao mesmo tempo intenso das cores, artista plástica descortina o mundo em telas que instigam a percepção da realidade.  

Presenteando com Obra de Arte

Mais uma vez a artista plástica Sueli Dabus abre seu Atelier para a Mostra em Pequenos Formatos com exposição de quadros para presentear neste Natal com obras

Pré-lançamento no Atelier Sueli Dabus

Aconteceu no dia 28 de novembro, no Atelier Sueli Dabus o pré-lançamento do livro “Olhares – Hospital Estadual de Bauru e suas diversas nuances”.  O