2010

 

Abstracionismo

O Abstracionismo é um movimento artístico em que a representação da realidade é feita de maneira desconstruída, com o uso de cores, linhas e formas abstratas. O conceito foi consolidado no início do século XX, quando ocorre a ruptura de uma vez com toda e qualquer referência concreta.

Figurativo Contemporâneo

O Figurativo Contemporâneo busca tratar a figura e os referenciais concretos do mundo tal qual os conhecemos de uma maneira não acadêmica. Trata-se de uma expressão visual menos realista. Elementos impressionistas, expressionistas e abstratos se fazem presentes. A imagem não abdica da referência real, mas a trata de forma moderna em termos de traços, formas e cores.

Anos 2000

 

Realismo
O Realismo fundou uma escola artística que surgiu no século XIX em reação ao romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. O belo e o ideal são substituídos pelo real e pelo objetivo, numa arte mais próxima dos referenciais concretos.

Anos 90

 

Expressionismo

O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda em oposição ao impressionismo francês. A ideia do expressionismo, naquele momento e ainda hoje, era da arte caracterizada por imagens pautadas pelo emocional e visceral. As cores e as formas não correspondem à realidade direta de Monet, da natureza etérea ilustrada pelo artista.

Anos 80

 

Impressionismo

O impressionismo é uma corrente artística que surgiu no século XIX. De modo geral, é utilizada para os artistas que criam imagens de acordo com a impressão que a luz produz no seu ponto de vista, não segundo uma suposta realidade objetiva.

Anos 70

 

Arte Acadêmica

Os termos academicismo e academismo, ou ainda, Arte Acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19 caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte. Modernamente, é utilizado para os trabalhos que buscam seguir normas mais rígidas, geralmente realistas de composição luz e cor.